VSO VISÃO

Placas de ACM: versatilidade e modernidade em um único produto

As placas de ACM (Aluminium Composite Material) ou alumínio composto, como é chamada no Brasil, é um produto extremamente versátil e de ótima qualidade. Por suas características e vantagens, vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. É muito utilizado no revestimento de fachadas residenciais, comerciais e industriais.

O ACM também é usado para a fabricação de mobiliários, cobogós e brises. Foi criado na Europa, na década de 60, mas hoje grande parte da produção é feita no extremo Oriente. No Brasil, existem somente duas fábricas.

Os painéis de alumínio composto são formados por duas placas com um núcleo de polietileno. Isso faz com que o esse material seja leve, resistente, maleável e com alta durabilidade.

Onde e como as placas de ACM podem ser usadas?

As placas de ACM podem ser utilizadas em diversas superfícies como alvenaria, vidro e ferro. São projetadas para aplicações interiores e exteriores e encontradas em várias cores e texturas, podendo ainda receber pinturas e detalhes específicos.

O alumínio composto é um ótimo material para isolamento acústico e térmico, o que o inclui no mercado de construções sustentáveis. Ele pode ser moldado, cortado e vazado em várias formas, tornando-se peças únicas e exclusivas em cada aplicação.

O ACM é muito usado em projetos de comunicação visual como fachadas, letreiros, luminosos e totens publicitários. Garante um visual contemporâneo e moderno em todos os locais onde é aplicado. Também é indicado para o revestimento de pontos estruturais como pilares, marquises, testeiras e colunas.

Quais são as dimensões das placas de ACM?

As placas de ACM são encontradas em dois tamanhos: 5 metros X 1,25 metros e 5 metros X 1,50 metros. A espessura pode ser de 3mm, 4mm e 6mm e é determinada pela densidade da lâmina de alumínio ou ainda pela camada de acabamento e pintura.

O ACM é composto por duas lâminas e entre elas existe um núcleo de polietileno que ocupa cerca de 90% da estrutura de cada placa de alumínio. Essas três camadas são fixadas juntas no processo de fabricação e é praticamente impossível separa-las depois.

As placas de ACM podem ser pintadas e personalizadas com qualquer cor?

A resposta é SIM. As folhas de alumínio composto possuem algumas cores de fábrica que variam de acordo com a marca. Dependendo da aplicação que for feita, elas podem ser personalizadas com cores sólidas ou metalizadas, além de outras que imitam madeira, metal e mármore.

As cores de fábrica são de excelente padrão e garantem um acabamento com alta durabilidade e uniformidade. As pinturas são resistentes a variações climáticas e agressões do meio ambiente como poluição e maresia.


Apesar de não receber uma coloração específica, a parte interna da lâmina também recebe um revestimento protetor incolor.

Existem dois tipos de tintas que podem ser usadas para pintar as placas de ACM: a tinta poliéster ou PVDF Kynar 500. As duas variedades são eficazes em relação à proteção da lâmina e efeitos estéticos, mas o acabamento PVDF Kynar 500 garante a uniformidade da cor por mais tempo.

Esse segundo tipo de tinta também possui uma resistência maior a agentes externos, pois além da camada de pintura, tem primer e verniz protetor. É mais indicado para grandes obras ou em aplicações que necessitem de uma maior durabilidade.

Como é feita a instalação?

Para a instalação das placas de ACM são utilizadas estruturas e aderentes específicos para cada caso, mas que tornam possível a fixação dos painéis nas mais diversas superfícies, produtos ou alturas.

O ACM é uma opção tanto para novas edificações como para reformas, pequenos ou grandes projetos. Seja qual for a necessidade, este material super versátil sempre apresenta o melhor custo benefício do mercado.

Limpeza e manutenção

É muito fácil limpar o seu painél de ACM: basta utilizar água e sabão neutro para que ele mantenha aquele aspecto de novo por mais tempo.

Evite o uso de produtos alcalinos, ácidos ou abrasivos. Para remover pichações ou avarias mais específicas, utilize um solvente adequado.

Sustentabilidade

Além das muitas das vantagens que já falamos, o alumínio composto também é um material sustentável. Quando escolhido para revestimento possui vida útil de até 40 anos, o que reduz o custo de manutenção ou resíduos.

As placas de ACM ajudam a bloquear os raios solares diretos sobre as edificações. Assim, reduz a transmissão do calor e mantém os ambientes internos mais frescos. Por conta disso, o uso de ar-condicionado vai diminuir gerando uma economia de energia e emissão de CO2.

Os painéis de alumínio também protegem os estabelecimentos das chuvas, tempestades, secas e outros fenômenos climáticos.  Além de bonitos e práticos são totalmente recicláveis.

Transforme a fachada da sua loja ou o interior do seu estabelecimento.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento.

  • Black Instagram Icon

SOLICITE UMA PROPOSTA

Deixe seus dados, nossos especialistas entrarão em contato!